quarta-feira, 5 de junho de 2013

A DIETA ORTOMOLECULAR DE LETÍCIA SPILLER

A DIETA ORTOMOLECULAR DE LETÍCIA SPILLER
Confira o cardápio da atriz baseado na alimentação funcional

LETÍCIA SPILLER

Há cinco anos, Letícia Spiller segue uma alimentação baseada na medicina ortomolecular, orientada pelo médico francês Albert Laport. A proposta é corrigir as carências e os excessos de vitaminas e minerais no organismo e, assim, devolver vitalidade e brecar o envelhecimento precoce. No caso da atriz, também tem o objetivo de regularizar o nível dos hormônios ovarianos, que costumam sinalizar alterações nas fases de stress. Como isso é feito? O primeiro passo é reduzir o consumo de produtos industrializados e aumentar o de alimentos integrais, frescos e funcionais – aqueles que, além de nutrir, oferecem substâncias que fortalecem o sistema imunológico, combatem os radicais livres e aceleram o metabolismo. Em resumo: saem as comidas prontas com conservantes, açúcar refinado e fritura do cardápio. Entram fruta, legume, folha e chá. Suplementos à base de magnésio, zinco, cobalto e vitaminas do complexo B complementam o tratamento. “São medidas que, além de ajudar a manter o peso, me deixam mais resistente a doenças”, diz.

O cardápio funcional

Com exceção de um exótico caldo de rã (que ela toma só de vez em quando) e do chá de rosa, o cardápio da atriz é trivial, nada complicado e feito com ingredientes acessíveis.

Em jejum
• Gelatina hidrolizada em pó e sem sabor batida com mate (sem açúcar nem adoçante). Essa gelatina (à venda em casas de produtos naturais) estimula o organismo a produzir mais colágeno, substância importante para combater a flacidez

Café da manhã

• Papaia com granola e queijo-de-minas em cubos
• Café puro (uma vez ou outra, mistura leite integral)
• Pão integral torrado
• 3 cápsulas manipuladas (de vitamina C, E e óleo de prímula)

Almoço
• Salada de alface, tomate, rúcula e clara de ovo cozida e temperada com sal e azeite extravirgem
• Filé de frango ou peixe assado, cozido ou grelhado (carne vermelha ela só come uma vez por semana)
• Arroz integral (ou batata ou macarrão integral)
• Fruta (ela adora manga, abacaxi ou maçã)

Jantar
• Sopa (de alho-poró, abóbora com gengibre e de inhame são suas preferidas – veja as receitas) ou salada de folhas verdes, legumes e atum (ou frango desfiado ou queijo-de-minas)

Energia extra


Caldo fortificante
Se percebe que seu organismo precisa de uma força extra, Letícia prepara uma receita um tanto diferente – caldo de rã. E toma em jejum, quando seu fígado está mais descansado e utiliza melhor os efeitos terapêuticos da receita.

Duas maçãs por dia
Para não dar chance aos radicais livres, ela procura comer as duas frutas diariamente. Rica em antioxidantes, essa fruta retarda o envelhecimento das células. Além disso, contém fibras que auxiliam na digestão e no bom funcionamento do intestino.

Chá de rosas brancas
Acalma e tem um leve efeito laxante. Letícia compra as flores numa feira orgânica, para não correr o risco de que tenham agrotóxicos. Para o preparo da infusão, usa pétalas de uma rosa para 1 litro de água.

Gengibre com mel

Antes de dançar ou caminhar, ela toma 2 colheres de sopa de mel misturadas com 1 colher de café de gengibre fresco ralado. O gengibre estimula a circulação sanguínea, aumentando o pique e a disposição. Ainda estimula o metabolismo, ajudando a queimar gordurinhas.

FONTE: REVISTA BOA FORMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário